Fotos de antes x depois de tratamentos estéticos nas redes sociais. Até que ponto é ético?
- Nura Moretto
- 16 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev. de 2024

Não é novidade o ranço que tenho das fotos de ‘antes x depois’ de tratamentos estéticos utilizadas como divulgação nas redes sociais.
Não tô aqui p/ criar polêmica (será mesmo?!) e muito menos apontar dedo, apenas estou usando esse espaço p/ trazer essa reflexão que até pode ser uma grande viagem p/ alguns .
São inúmeros os motivos p/ eu não gostar dessa prática, mas aqui tratarei das que mais considero impactantes:
1) Não gosto que pessoas sejam vistas como uma reforma arquitetônica, afinal pessoas são organismos vivos e cada ser humaninho carrega uma infinidade de peculiaridades (histórico de saúde e hábitos de vida, por ex.) ou seja, aquilo que funciona pra um pode ser uma merda pro outro! (podia falar palavrão aqui?!)
2) Não acho legal criar expectativas irreais e/ou inatingíveis.
3) Não me sinto confortável em “jogar” com a autoestima das pessoas.
4) Não acho saudável a comparação entre corpos.
5) E, principalmente não acho coerente (eu poderia usar ético?!) o comércio proveniente dessa prática de venda de resultados sempre positivos.
"Pô, então você não faz foto de antes x depois?"
Faço! Dependendo da situação, sim. Mas, isso fica entre mim e meus clientes! Os resultados são dos meus clientes e não de uma rede social inteira. Portanto, a fotodocumentação é útil sim, mas p/ o processo de avaliação e acompanhamento dos resultados. O que não é útil é a banalização e a mercantilização em cima desse recurso. O que não é útil é o quanto essa prática contribui p/ as comparações e insatisfações corporais de tantos espectadores.
Taí o principal motivo que levei tantos anos p/ ter um instagram “profissional”: preguiça e medo de cair na mesmice. Deus me free.
Ah, e o papo sobre a galera que manipula descaradamente as fotos, seja com posicionamento, luz, enquadramento e filtros fica pra uma próxima... isso aí sim me deixa bem azeda!
Bjo e a gente se encontra por aí ou por aqui! 😘
Foto: https://images.lindependant.fr/api/v1/images/view/5a95882a8fe56f6cb5178f21/original/image.jpg
Comments